Escolher a dureza adequada das rodas é fundamental para uma boa experiência de patinação
As três características mais importantes das rodas dos patins:
- Diâmetro (tamanho) – Dado em milímetros (mm)
- Perfil – Plano, curvo ou elíptico (marcador)
- Dureza – Dada como o valor de “A”
Embora o tamanho das rodas dependa, na maioria dos casos, da base, a dureza das rodas é selecionada individualmente e tem um impacto significativo no conforto e na segurança.
Na maioria dos casos, a dureza é impressa na superfície da roda ou fornecida como especificação na embalagem ou na descrição do produto.
Dureza das rodas de patins inline
Quanto maior o valor “A” , mais duras são as rodas e, portanto, sem entrar em detalhes de construção, você pode seguir os seguintes princípios:
- Quanto mais duras as rodas, maior é sua durabilidade. O composto mais duro PU é resistente à abrasão e desgasta-se muito mais lentamente ao frear ou fazer derrapagens (slides).
- Quanto mais duras as rodas, menor será a aderência. As rodas duras tocam menos na superfície, o que diminui significativamente a aderência.
- Rodas mais duras são mais rápidas. Menor aderência resultante de maior dureza, reduz a abrasão.
- Rodas mais duras tornam as vibrações muito piores. Patinar em superfícies irregulares e ásperas sobre rodas com dureza menor é muito mais confortável.
Esses princípios podem ser vistos como universais para todos os tipos de rodas, mas tenha em mente que as características e propriedades da roda não dependem apenas da classificação “A”, mas também:
- A forma, estrutura e tamanho do núcleo (cubo).
- Mistura de poliuretano da qual são feitas.
- Soluções tecnológicas adicionais utilizadas na construção.
- Forma e perfil da roda.
Portanto, duas rodas da mesma empresa com a mesma dureza, mas com uma estrutura de núcleo e perfil diferentes e feitas de um material diferente, terão um comportamento diferente.
Como escolher a dureza das rodas?
- Abaixo de 80 A – Projetada para pavilhões esportivos ou em áreas com uma superfície muito boa e perfeitamente lisa, exigindo rodas para maior aderência.
- 80 – 84 A – Faixa de dureza padrão de rodas para Fitness / Recreação. Rodas que se caracterizam pela velocidade média, boa aderência e, sobretudo, pela facilidade de uso em diversos tipos de superfícies.
- 83/84 A – 87/88 A – Usada principalmente nas disciplinas que exigem rodas rápidas e resistentes ao desgaste: Slalom, Freeride, patinação urbana, patinação de velocidade, Powerblading.
- Acima de 87/88 A – Usadas principalmente em patinação agressiva e freeride. Os patinadores que usam este tipo de rodas estão muito atentos à baixa aderência (que é usada para fazer slides) e requerem o uso de rodas com durabilidade máxima para facilitar saltos, grinds e patinação em superfícies não perfeitas.
Alguns fabricantes usam sua própria escala de dureza de rodas. No caso das rodas Matter, a escala é “F” (footprint). Quanto maior o valor “F”, mais macias são as rodas.
A Matter introduziu a escala “F”, uma vez que era muito difícil determinar a dureza de rodas criadas para superfícies diferentes apenas pela classificação “A”.
Ao selecionar a dureza das rodas, também devemos estar cientes de que nossas técnicas de patinação, frenagem, superfície e até mesmo nosso peso podem afetar as características da patinação.
Na hora de comprar rodas novas, devemos verificar também a dureza do modelo anterior e avaliar se precisamos de rodas com maior aderência ou um pouco mais duráveis e rápidas.