URBAN / FREESTYLE
Os patins Urban / Freestyle são mais robustos e resistentes. Na maioria das vezes sendo Hard Boot (Bota Rígida), com o intuito de facilitar a execução de manobras, giros, deslizamentos em superfícies e saltos.
Suas rodas podem variar de 72mm a 84mm e sua base é totalmente ajustável para facilitar o encaixe ao pé do atleta, proporcionando melhores manobras.
FITNESS
Os patins Fitness geralmente são de Soft Boot (Bota Macia), mas nada impede de possuir Hard Boot (Bota Rígida) e de ser utilizado para Urban.
Usa-se patins com 4 rodas de 72mm a 84mm ou 3 rodas de 110mm a 125mm.
SLALOM
Os patins para Slalom podem ser de Hard Boot ou Soft Boot, porém as rodas devem ser Rockeadas, sendo mais comum as duas do meio medirem 80mm e as das pontas 76mm.
STREET / AGGRESSIVE
Os patins de Street são os mais robustos e resistentes entre todos os modelos. No entanto, possuem rodas menores, com uma separação maior entre as duas da frente e as duas de trás ou até mesmo somente duas rodas, com uma base forte e espessa, para proporcionar maior estabilidade e precisão nos movimentos.
SPEED
Os patins para Speed são especiais, com botas sem cano (sem Cuff) tipo chuteira de futebol, normalmente feitas em fibra de carbono ajustável ao pé do patinador, com base de alumínio aeronáutico e 4 rodas de 100mm a 110mm de diâmetro.
DOWNHILL
Os patins de Downhill são semelhantes aos modelos usados no Speed, os Cuffs (canos das botas) são mais altos que os de velocidade, normalmente com 5 (e até 6) rodas em cada pé medindo de 84mm a 110mm, base de alumínio aeronáutico mais longa para dar maior estabilidade e segurança ao patinador.
QUAD
Os patins Quad, mais conhecido como patins tradicional, possuem 4 rodas, cada par em pararelo e possui freio na frente.
PATINS DE BRINQUEDO
Evitem comprar esse tipo de patins, podem causar dores nos pés e até acidentes, pois o material é de má qualidade.
- As rodas: De silicone e PVC.
As rodas são mais duras e travam mais, dificultando uma patinação fluída. Com o tempo vão soltando camadas, descascando e algumas até são ocas (procure patins de rodas de PU poliuretano). - Material da bota e presilhas: Plástico.
As botas e presilhas são feitas de um plástico não resistente e não oferece ajuste necessário, deixando o pé frouxo dentro da bota e prejudicando a pisada por não ficar totalmente preso dentro do patins. - Bota interna: Geralmente de algodão e oferece pouco estofamento.
- Não tem Cadarço: Assim o patins não tem um ajuste perfeito do pé dentro do patins, quando tem cadarço, o material da bota é de laminado sintético, deixando o pé frouxo dentro da bota.
- Rolamento, Parafusos e base do patins: A maioria dos fabricantes não informam na característica técnica, qual material usado. Geralmente é usado bilha no lugar do rolamento. Bilha pode estourar com facilidade, deixando a rodinha totalmente solta.
Antes de adquirir um patins, pesquise em lojas especializadas em patins de qualidade.