![](https://rollerflow.com.br/wp-content/uploads/2021/08/shutterstock_540001477-1.jpg)
Algumas dicas sobre como escolher o tamanho correto dos patins
Todo iniciante e, como mostra a prática, também muitos patinadores avançados se fazem as seguintes perguntas ao comprar um novo par de patins:
- Como escolher o tamanho certo?
- Que regras seguir?
- O que deve ser observado?
Muitos patinadores confiam nos funcionários das lojas e seguem seus conselhos. Este caminho tem vantagens, mas é preciso lembrar que nem todas as lojas são igualmente profissionais no atendimento ao cliente. Além disso, nem todos os fornecedores têm o mesmo nível de experiência, conhecimento e especialização.
Esta peça reúne o conhecimento para orientar os clientes na procura do melhor par de patins para eles, que são adquiridos ao longo dos anos tanto por via teórica, como prática.
Uma coisa deve ser esclarecida imediatamente: Há um mito em andamento, circulando em fóruns, grupos sociais e de boca em boca entre patinadores inexperientes, o que é ainda pior, muitas vezes é repetido por funcionários de algumas lojas, especialmente aqueles que trabalham em lojas de esportes gerais, não especializados em patinação. Você pode ter ouvido isso antes: Que você deve medir os patins, deixando algum espaço para mexer os dedos dos pés. Mas a abordagem correta é:
NUNCA COMPRE PATINS MUITO GRANDES!
As botas dos patins inline tem o mesmo propósito que no esqui, snowboard ou ciclismo profissional, é a parte responsável pela transferência e controle da energia, que por sua vez influencia o conforto e a segurança. Ao escolher um tamanho de patins errado, seus pés não serão colocados corretamente dentro da bota!
Isso ocorre porque a grande maioria dos patins (pelo menos os feitos por marcas boas e confiáveis) têm acolchoamento de formato anatômico. Isso significa que as espumas e palmilhas são pré-moldadas para caber em um pé de determinado tamanho e funcionam corretamente, dando suporte e um ajuste apertado, apenas com esse tamanho.
Ao escolher patins muito grandes em relação aos pés, você está jogando pela janela essas características críticas do patins. A bota não se moldará com tanta força, não será capaz de impedir a elevação do calcanhar e ficará solta, então seu pé se moverá por dentro. Isso causa desconforto e, eventualmente, abrasões e bolhas na pele. Você não terá o controle adequado, perderá alguma estabilidade e a transferência de energia será ineficiente, pois parte dela será desperdiçada na dobra da bota. O forro, ou enchimento (Liner), se estiver integrado, se desgastará muito mais rapidamente. É basicamente a mesma situação que andar com sapatos grandes demais. Não é confortável e eles serão destruídos rapidamente.
Esta é a razão pela qual os patins infantis são geralmente ajustáveis. Patins especializados de alta qualidade, que não podem ser ajustáveis sem grandes comprometimentos em seu desempenho (por exemplo, patins de velocidade, freestyle, slalom) também estão disponíveis em tamanhos pequenos para crianças. Comprar patins de um ou dois tamanhos maiores não fará nenhum bem, eles se desgastam muito mais rápido, o forro se danifica com o atrito e, o mais importante, são perigosos para a saúde do usuário, podendo causar ferimentos.
Como escolher o tamanho certo dos novos patins?
Na maioria das vezes, a única maneira 100% segura de escolher o tamanho certo dos patins é experimentando-os. Existem maneiras de aconselhar remotamente, por exemplo: Medir o comprimento da palmilha e compará-lo com as medidas do pé do comprador. Usando informações sobre a largura do pé ou tornozelo, altura do peito do pé e quais patins eles usaram antes, em que tamanho e como eles se encaixam. Tudo isso pode trazer bons resultados, mas nunca será tão preciso quanto simplesmente experimentar os patins. No entanto, mesmo que você possa experimentar os patins, existem regras a seguir.
A maneira correta de experimentar os patins:
- Sempre experimente como os dois patins se encaixam. Se você tentar ficar em pé em apenas um patins, colocará todo o seu peso nele e deslocará o centro de equilíbrio para o lado. Isso significa que o pé não se encaixará corretamente dentro do patins.
- Gaste o seu tempo para amarrar e afivelar os patins adequadamente. Todos os elementos de fechamento: cadarços, velcros e fivelas, são responsáveis por um ajuste justo e confortável. Somente se você apertar os patins corretamente, seus pés serão colocados corretamente neles. Patins frouxamente amarrados podem parecer ok, mas depois de apertar a bota, o calcanhar é empurrado para trás e pode ser que eles sejam grandes demais!
- Depois de colocar os patins, amarrá-los e apertá-los adequadamente, adote uma postura de patinação:
- Dobre os joelhos ligeiramente para abaixar o centro de gravidade
- Flexione os tornozelos para a frente (o patins tornará um pouco mais duro, mas o Cuff deve acompanhar o seu movimento)
- Se o seu calcanhar ficar no lugar e não levantar nada, com o calcanhar bem fixado e com os dedos dos pés relaxados, se você puder sentir a parte frontal do Liner com eles, você escolheu o tamanho certo!
A maioria de vocês, provavelmente pensam agora: Como você pode experimentar os patins se está comprando online?
Para começar, tenha em mente de comprar em algum lugar que aceite devolver ou substituir o produto adquirido online ou fora de uma loja (ou seja, por telefone) no prazo de 14 dias a partir da entrega, sem ter que fornecer qualquer explicação ao vendedor. Assim, se encomendar online os patins e se verificar que são muito grandes para si, é possível devolvê-los e solicitar a sua substituição (ou seja, tamanho inferior ou modelo diferente) ou o reembolso total no prazo de 2 semanas. Apenas tenha em mente que você não pode testar o patins, o produto deve estar “como novo”, caso contrário, o vendedor tem o direito de recusar a solicitação de devolução / substituição. Portanto, coloque os patins e teste-os usando as três etapas listadas acima, de preferência em pé sobre um tapete. Além disso, não danifique / destrua / jogue fora a caixa original.
A maioria das lojas profissionais tem tabelas de dimensionamento, informando aos clientes quais são os comprimentos das palmilhas em determinados tamanhos. É um ponto de referência super útil, mas lembre-se que o pessoal da loja pode ter medido a palmilha um pouco diferente do que você mediu seus pés, sempre há espaço para erro. A forma como a régua é posicionada pode apresentar diferenças de 1mm a 4mm, o que pode desempenhar um grande papel em termos de escolha do tamanho certo.
Além disso, se o comprimento do seu pé medido estiver entre dois tamanhos na tabela para determinado modelo, é sempre melhor experimentar o menor primeiro. O maior será mais confortável fora da caixa, mas irá lacear ainda mais com o tempo e isso irá resultar nos mesmos problemas de escolher o tamanho intencionalmente. Se você experimentar o tamanho menor primeiro e depois de um tempo com os patins ainda não ficar confortável, então você sabe que um tamanho maior de determinado modelo é o que você deve escolher. Isso é muito importante, especialmente no caso de patins hardboot, conforme descrito abaixo.
O tipo de bota é importante.
Escolher os patins corretamente, para concentrar na última parte importante da equação, o tipo de bota.
Existem quatro tipos principais de botas de patinação inline no mercado:
- Hardboot (Shell) com forro removível.
- Softboot com enchimento integrado.
- Softboot com forro removível.
- Patins de carbono e outros de materiais diversos mas com molde semelhante com enchimento integrado.
Vamos começar com o cenário mais complicado e desafiador, o Hardboot.
Esses patins são construídos em torno de cascas externas rígidas (plástico / composto com algumas adições em muitos casos), com uma bota interna macia substituível (forro). Esta é a mesma história das botas de esqui, então raramente (ou nunca) há patins que usam Shell individuais por tamanho. Na maioria das vezes, para economizar nos custos de produção, existem apenas vários tamanhos de Shell para toda a faixa de tamanhos de Liner, ou seja, um Shell pode ser usada para 2 ou até 3 tamanhos de Liner. Alguns fabricantes de botas até abandonaram o conceito de tamanhos dos EUA / Reino Unido / UE e usam um mais simples, como XS, S, M, L.
Se pegarmos um patins como o muito popular Rollerblade RB 80, os tamanhos BR40 e BR41 compartilham a mesma Shell, mas têm tamanhos de Liner ligeiramente diferentes, com tamanhos de palmilhas diferentes.
O conhecimento sobre o tamanho da Shell é muito importante para as pessoas que estão entre os tamanhos diferentes. Por exemplo, se alguém está entre o tamanho BR42 e BR43 em um patins FR-1, eles devem ter em mente que este último compartilha a mesma Shell que os tamanhos BR44 e BR45. Então, na realidade, a escolha se resume a:
Shell feita para tamanhos até BR42, com Liner no tamanho BR42 e Shell feita para tamanhos até BR45, com Liner no tamanho BR43.
As consequências de ir para a bota maior neste cenário são óbvias. Patins maior equivale a mais peso e mais espaço interno, que significa ajuste geral pior e mais solto, especialmente após o período de laceamento. Quanto ao laceamento do Liner do patins em botas rígidas, pode esticar até 5mm com o tempo, portanto, tenha isso em mente!
Claro, é possível andar de patins com uma Shell grande e muitas pessoas o fazem. Mas se você deseja a melhor experiência possível, ter um ajuste perfeito e alto nível de controle sobre seus patins, é aconselhável tentar reduzir o tamanho para uma Shell menor ou procurar uma bota rígida diferente, mais adequada à sua anatomia. Todas as botas duras são ligeiramente diferentes, mesmo que em teoria sejam do mesmo tamanho. Por exemplo, o já mencionado Rollerblade RB 80 tem uma Shell BR40-BR41, assim como o Powerslide Next. No entanto, a bota do Next é um pouco mais curta e tem menos volume geral com um ajuste mais fino.
É hora de passar para os patins de Softboot. Podemos cobrir ambos os tipos com segurança (com enchimento integrado e revestimento separado) ao mesmo tempo, pois na prática eles são construídos e se comportam de maneira muito semelhante. A bota é construída em torno de uma Shell mais minimalista do que inteira, mas ainda assim um esqueleto externo de suporte que é feito da base da bota e Cuff presos a ela. A parte superior é feita de materiais macios, dando um caimento que lembra um tênis de corrida, ela se ajusta perfeitamente ao pé.
O grande problema aqui é que, como essa parte superior mais macia é rebitada e / ou colada / soldada em plástico à base da bota, ela pode ser feita tão curta ou tão longa quanto necessário para determinado tamanho. Assim, mesmo que dois tamanhos de botas compartilhem o mesmo esqueleto externo, eles terão um comprimento superior igual ao tamanho. É por isso que você deve sempre ir para o tamanho que cabe como uma luva. Em muitos casos, você pode sentir uma pressão e desconforto na parte superior do pé ou nas laterais ao experimentá-los pela primeira vez. A razão disso é que a bota ainda não se ajustou totalmente à sua anatomia, mas essa sensação deve desaparecer rapidamente.
Um patins Softboot de boa qualidade começará a se ajustar ao pé do usuário depois de 10 a 15 minutos, se você o apertar corretamente, permitindo que você determine se este modelo ou tamanho específico é adequado para você. O período de laceamento também está presente aqui, no entanto, a bota não esticará tanto quanto o forro em uma Shell superdimensionada.
No caso de Softboots com forro (Liner) removível, também vale a pena tirar a bota interna do patins e ver como ela se encaixa sozinha, isso pode nos ajudar na decisão de qual tamanho usar. Quanto mais apertado e parecido com uma meia, melhor. No geral, os Softboots, com acolchoamento integrado e forro removível, oferecem excelente conforto e um bom nível de controle, se o tamanho for escolhido corretamente.
O último grupo que são os patins de fibra de carbono com enchimento integrado (ou com base de material diferente, mas seguindo o mesmo modelo de construção). São os patins mais caros para patinação de velocidade, freestyle, slalom, agressivo ou freeride, com foco na performance. Eles são muito leves, excepcionalmente rígidos e, para funcionarem melhor, devem se ajustar aos pés da melhor maneira possível, tudo isso contribui para um nível excelente de controle. Por causa do acolchoamento relativamente fino, o potencial para que as espumas se laceiem e se ajustem ao seu pé é muito baixo.
Assim como no caso das Softboots, você deve procurar uma bota que se ajuste ao comprimento e anatomia do seu pé o mais justo possível. Lembre-se de que, por causa do acolchoamento fino, qualquer ponto de pressão e desconforto provavelmente não desaparecerá por si só. No entanto, a maioria das botas de fibra de carbono oferece a possibilidade de moldagem por calor, permitindo corrigir pontos problemáticos. Lembre-se, porém, você não conseguirá esticar um patins muito pequeno.
Para resumir, temos que destacar uma verdade brutal: Nem todo patins é para todo mundo. As diferenças anatômicas entre as pessoas são muito grandes, nunca haverá um patins bom para todos. Além do comprimento do pé, o formato dos tornozelos, a altura do peito do pé e muitos outros fatores desempenham papéis importantes. Às vezes, mesmo que determinado modelo seja perfeito em termos de comprimento, ele ainda não será um bom ajuste para você. Se for a uma loja, reserve um tempo para experimentar vários modelos diferentes em tamanhos diferentes.
Patins que parecem um pouco pequenos demais podem lacear e servir muito bem. Por outro lado, patins um pouco grandes também vão lacear, resultando em muito espaço interno, o que afetará negativamente sua longevidade, nível de conforto e sua segurança.